Conferências:
Défaire les savoirs dominants, refaire de l’analyse du discours
Marie-Anne Paveau (Uspn-Paris 13)
O Feminino e a pesquisa em Historiografia Linguística
Cristina Altman (Usp)
Semiótica e historiografia linguística: saberes contra-hegemônicos
Jean Cristtus Portela (Unesp)
20.03
a partir das 14h00
FCLAr-Unesp
Sala 3 – Bloco verde
Estimulada pelo dossiê “Linguísticas Emancipatórias” (Paveau; Lourenço, 2023) da revista Fórum Linguístico, nossa jornada intitulada Por linguísticas não hegemônicas estabelece uma continuidade das reflexões impressas naquelas páginas por meio de debates em um evento presencial.
Com força crescente, diversas áreas da ciência buscam introjetar o olhar sobre os fatores socioculturais, e por que não, ideológicos, impregnados na objetividade da observação, do método e da teoria. Embora construída de forma não marcada nos discursos, essa hegemonia tem seu enunciador bem definido e, pela manifestação da multiplicidade de vozes, é possível marcar o não marcado, desvelando-o, tornando-o equivalente aos demais.
Contudo, as condutas relativizadoras do discurso científico, longe do princípio da falseabilidade (Popper, 2001), autorizam um recrudescimento de nossas bases atreladas à “objetividade” e às invariâncias (universalidade), permitindo a manutenção do apagamento dos pontos de vista que orientam a apreensão dos objetos. Entre descredibilização e implicação, as ciências da linguagem não escapam a esse movimento.
Assim, a I Jornada de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara, propõe um espaço de diálogo para que as abordagens nas ciências da linguagem façam o gesto de marcarem-se em prol de um processo de reconfiguração de suas identidades.
PAVEAU, Marie-Anne.; LOURENÇO, Julia (Org.). Dossiê Linguísticas Emancipatórias. Revista Fórum Linguístico, 2023. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/issue/view/3565>.
POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2001.
Organização
Matheus Nogueira Schwartzmann
Thiago Moreira Correa
Julia Lourenço Costa
Jean Cristtus Portela
Flavia Karla Ribeiro Santos
Lucas Amaral Alves
Luma Clécia da Silva
Erika Matheus Silva dos Santos
Josy Maria Alves de Souza
Colóquio Caminhos Contemporâneos da Semiótica Visual
A prática de grupo que marcou o início das investigações mudou, porque a sociedade mudou. Com a prática científica mais individualizada, o trabalho coletivo em grupos tornou-se menos frequente.
Nesta terceira edição, o Colóquio Caminhos Contemporâneos da Semiótica Visual (CCSV) vai ocorrer de forma presencial na Universidade Federal Fluminense (UFF) em um evento conjunto com a II Jornada Internacional de Poesia Visual.